Notícias

Professor da Unesc é convidado a participar de projeto de Cooperação Internacional Brasil X Colômbia


Convidado pela Universidad Pedagógica Nacional/UPN da Colômbia e pelo grupo de pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul, do qual faz  parte do Departamento de Ensino de Ciências e Matemática (NIDEPCTS – PG), o Dr. Djalma Oliveira Bispo Filho, docente da Unesc, desenvolverá uma pesquisa em forma de entrevistas/questionários junto aos acadêmicos da instituição. O acordo de cooperação foi selado entre o Ministério da Ciências do Brasil por e o Ministério da Ciencia e Innovación da Colômbia.

O trabalho do professor Djalma terá como foco explorar as concepções dos estudantes sobre os temas: Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis. A pesquisa será desenvolvida  junto aos estudantes de cursos de licenciaturas da Unesc.

Ao final, a partir das respostas dos estudantes, o professor vai estruturar e criar um questionário com respostas múltiplas, que permita avaliar o nível do pensamento crítico dos estudantes. “As respostas dos estudantes às questões abertas serão enviadas a expertos da área de Ensino de Ciências no Brasil, para que essas possam ser avaliadas e valoradas de acordo com uma escala pré-definida”, explica o docente da Unesc.

O Projeto tem como tema a “Educação sobre mudanças climáticas. Um estudo cooperativo Brasil-Colômbia para o desenvolvimento do pensamento crítico”.

 

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)