Notícias

Estudantes dos cursos de Engenharias da Unesc em Porto Velho participam do Seminário de Apresentação de Softwares Matemáticos


Nos dias 27 de março e 03 de abril, acadêmicos dos cursos de Engenharias Civil, Produção e Mecânica da Unesc, em Porto Velho, participaram do Seminário de Apresentação de Softwares Matemáticos. O evento, coordenado pelos professores mestres Álisson Gleike Moraes e Aucenei da Fonseca, contou com a participação e organização das turmas dos terceiros períodos dos respectivos cursos.

Na oportunidade, os alunos desenvolveram tutoriais e folders, oportunizando a todos os grupos um maior contato com os softwares Algebrator, Cinderela, Freemat, Geogebra, Geonext, Graphmatica, Mathematics, Matlab, Máxima, Poly, Scilab, Wimplot e Winmat.

O seminário acadêmico permite que o estudante tenha uma nova visão sobre determinados temas de seu interesse, identificando novas oportunidades e discutindo outras formas para solucionar um problema. Assim, o objetivo principal de tal atividade prática é de propiciar uma maior interação entre os discentes, de modo a fomentar o diálogo entre as disciplinas, promovendo, dessa forma, a interdisciplinaridade.

Durante a apresentação, as discussões foram orientadas pelos professores que levaram os grupos a investigarem, analisarem e compreenderem os temas tratados ao longo do seminário. Segundo o professor Aucenei, “esse trabalho se faz necessário para que os estudantes tenham acesso a essas novas metodologias, visto que é uma ferramenta importantíssima para auxiliá-los na verificação de seus cálculos abstratos, tornando algo visível”.

Os docentes também fazem questão de destacar a importância de atividades como esta, que levam os alunos à prática do que é abordado em sala de aula, o que contribui efetivamente para o processo de aprendizagem.