Notícias

Estudantes de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção da Unesc visitam Olaria em Porto Velho


Acadêmicos puderam acompanhar a produção e conhecer toda a logística e a operacionalidade da indústria

Uma visita técnica possibilitou aos acadêmicos do 3º de Engenharia Mecânica e do 9º período de Engenharia de Produção  da Unesc, unidade de Porto Velho, conhecer e acompanhar não só a produção, mas toda a logística e a operacionalidade da Cerâmica Monte Belo.

A visita aconteceu no dia 27 de abril, na sede da indústria, que realiza inclusive a extração de argila, matéria-prima na produção de tijolos furados e refratários. A atividade foi acompanhada pela professora da Unessc, Dra. Leidiane Caroline Lauthartte.

Conforme explicou a docente, os materiais cerâmicos geralmente são fabricados a partir da composição de duas ou mais matérias-primas, além de aditivos e água ou outro meio. “No caso da cerâmica vermelha, para a qual se utiliza apenas argila como matéria-prima, dois ou mais tipos de argilas com características diferentes entram na sua composição. Nesta olaria, da extração da matéria-prima resultam dois tipos diferentes de argila, a argila magra e a gorda, que são misturadas durante o processamento”, explicou a Dra. Leidiane.

A professora explica ainda que no beneficiamento de tijolos são empregadas as técnicas de prensagem, extrusão e secagem em fornos por um período de até sete dias. A capacidade de produção da empresa visitada pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica da Unesc é de 650 milheiros de tijolos furados por ano.

“A visita técnica nesta olaria possibilitou aos acadêmicos abstrair informações sobre a importância de se conhecer todo o processo de fabricação dos tijolos, bem como possíveis fatores impactantes ao meio ambiente no exercício da atividade”, concluiu a professora.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)