Notícias

Docente e estudante de Biomedicina da UNESC-Cacoal participam de pesquisas em parceria com a USP


O Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP), convidou o professor Me. Cássio Antonio Lanfredi dos Santos, coordenador de Biomedicina da UNESC-Cacoal, para ser co-pesquisador e parceiro em projeto de pesquisas de doutorado.

As pesquisas sobre o “Estudo sorológico de pacientes com paracoccidioidomicose por P. lutzii e P. brasiliensis procedentes de regiões endêmicas para P. lutzii”, tem como objetivo a padronização e produção de antígenos do fungo, para avaliar diferenças no padrão de respostas imunológicas dos pacientes.

O trabalho esta sob coordenação do médico professor. Dr. Gil Benard, docente do Departamento de Dermatologia e Chefe do Laboratório de Micologia Médica do IMT-FMUSP e, sob execução prática pela doutoranda, biomédica Vanessa dos Santos Morais. O estudante do 6º período de Biomedicina, da UNESC-Cacoal, William dos Santos Cipriano também fará parte do projeto e será responsável pela coleta de material clínico dos pacientes.

Ainda, está envolvido na pesquisa o médico Pneumologista, prof. Guilherme Eler de Almeida, sendo co-pesquisador e responsável pelo atendimento clínico aos pacientes em uma unidade hospitalar em Cacoal. “Uma satisfação em ser convidado como co-pesquisador de projeto de pesquisa de grande relevância científica em uma das mais importantes universidades do país. Essa parceria demonstra o destaque do profissional Biomédico nas pesquisas científicas e suas execuções laboratoriais”, enfatiza o coordenador do curso de Biomedicina da UNESC-Cacoal e co-pesquisador do projeto, Cássio A. Lanfredi dos Santos”.