Notícias

Acadêmicos entusiasmados com o Ambiente Virtual de Aprendizagem implantado pela Unesc


 

Desde a declaração, por parte da Organização Mundial de Saúde, de pandemia devido ao novo coronavírus e seguindo o decreto de Calamidade Pública, do Governo de Rondônia, que suspendeu a maioria das atividades no estado como forma de prevenção ao Covid-19, a Unesc tem reunido constantemente a direção, docentes e técnicos (no âmbito virtual) em busca de alternativas para diminuir as perdas no primeiro semestre desse ano.

As medidas adotadas surtiram um efeito melhor do que o esperado e o engajamento dos acadêmicos e professores tem sido frequente, principalmente nas redes sociais. Diariamente, centenas de estudantes tem marcado a Unesc no Instagram e Facebook, principalmente, mostrando sua dedicação aos estudos, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, e aprovando e apoiando as medidas adotadas pela Unesc.

“Com toda essa situação do Coronavírus, a Unesc resolveu manter as atividades acadêmicas, em detrimento à autorização do MEC (Ministério da Educação) e transformar aulas presenciais no que a gente chama de ensino remoto emergencial”, explicou o professor Maximiliano Barroso Bonfá, coordenador dos cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação e um dos responsáveis pela implantação do AVA na Unesc.

Com a ajuda da tecnologia, a plataforma permitiu à instituição manter as aulas e atividades acadêmicas e a iniciativa agradou os acadêmicos da Unesc que, além do ensino tradicional, tem agora descoberto novas e inúmeras possibilidades para a aprendizagem e disseminação do conhecimento.

Além disso, neste período, os professores da Unesc estão totalmente à disposição dos alunos, também engajados para manter as aulas mais efetivas possíveis, seja no suporte aos acadêmicos, seja de forma coletiva e/ou individual, como na disponibilização e acompanhamento dos conteúdos repassados.

“Neste ensino remoto, a gente adotou o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, onde estão sendo disponibilizados conteúdos elaborados para a educação não-presencial. Junto a isso, estamos disponibilizando aulas gravadas pelos próprios docentes da Unesc, direcionadas aos alunos, interação de chat no mesmo horário das aulas e aulas por web-conferência, através de várias plataformas de conferência. A idéia desta transferência, do nosso modelo presencial para o modelo virtual, é permitir e possibilitar que tudo o que é feito no ambiente presencial, possa ser feito no ambiente virtual, sem perdas para os acadêmicos”, ressaltou o professor Max, que também é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesc.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)