Notícias

Acadêmicos de Nutrição participam de aula com a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP)


Os acadêmicos do 3º período de Nutrição da Unesc-Cacoal participaram de uma aula diferente na disciplina de bioestatística. Por meio de metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP) umas das possíveis abordagens didáticas das chamadas metodologias ativas de aprendizagem.
Os estudantes resolveram problemas de probabilidade inseridos em um contexto cotidiano (lançamentos de dados, moedas, eventos aleatórios). Essa abordagem permite acadêmicos fazerem inferências, discutirem, criarem hipóteses e, em grupos procurar soluções que os auxiliem na resolução de problemas de probabilidade.
De acordo com o professor Djalma de Oliveira Bispo Filho, responsável pela disciplina, o foco passa a ser o diálogo com os acadêmicos, a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão com incidência na problematização, contextualização e aplicação prática dos conhecimentos. O foco é a aprendizagem e não a “ensinagem”, o protagonista é o estudante, o professor assume o papel de mediador, estimulando a autonomia intelectual dos estudantes por meio de sequências planejadas.