Notícias

Dedicação dos professores e esforço dos estudantes são determinantes para o sucesso das aulas remotas na Unesc


Professora Taináh Lobato com os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc

Existe uma diferença entre as aulas em EAD e as aulas remotas e no início isso foi muito questionado por parte dos alunos e acadêmicos. É fundamental entender que esses dois ensinos têm apenas uma coisa em comum, a educação mediada pela tecnologia, pois nas aulas remotas, os princípios seguidos são os mesmos adotados no ensino presencial.

“Em decorrência desse momento de excepcionalidade que estamos enfrentando devido ao COVID-19, esta foi a alternativa mais plausível que as instituições de ensino encontraram para que o ano letivo não fosse perdido. Essa mudança exigiu uma adaptação rápida, não somente por parte dos professores, mas também, dos alunos. Professores se reinventaram, aprofundando-se nesse mundo tecnológico, que para muitos foi um obstáculo muito grande, mas não se limitaram, pois a vontade de oferecer o melhor para os alunos era e é, muito maior”, destaca Letícia Oliveira, professora do curso de Letras da Unesc e de Inglês no Colégio Unesc.

O esforço dos professores e de toda a equipe da Unesc tem sido recompensador. “Todo o corpo docente da instituição tem se desdobrado ao máximo para oferecer aulas de qualidade. Nossos professores se mostram extremamente dispostos a esclarecer dúvidas, estão compreensíveis com prazos e limitações e claro, almejando sempre bons resultados. Alguns fatores são barreiras para muitos, não por falta de vontade, mas pelas circunstâncias que enfrentamos, como a qualidade da internet, que se tornou um impasse visto que a quantidade de pessoas utilizando aumentou e consequentemente a velocidade reduziu drasticamente”, destaca o presidente da Unesc Rondônia Antônio Carlos Nascimento.

Nesta nova etapa, o “feedback” por parte dos alunos, suas opiniões e, principalmente, como eles têm se sentido nesse período tão delicado servem como um termômetro para que a direção e todo o corpo docente avaliem e busquem sempre evoluir, garantindo a qualidade do ensino tanto na instituição de ensino superior, como no Colégio Unesc.

Aula Remota do professor Alex Scofield com os alunos do curso de Direito

“A Unesc têm unido forças e temos nos dedicado para oferecer o melhor aos nossos alunos e acadêmicos. Os resultados têm sido satisfatórios por parte daqueles que participam, realizam as atividades, tiram as dúvidas. Algumas turmas são mais participativas, outras são mais questionadoras e outras são mais tímidas. Assim como há professores com metodologias diferentes, lidamos também com turmas e alunos que apresentam perfis diferentes. Sempre haverá uma diversidade de opiniões, independentemente de onde estivermos”, enaltece Natividade Cury, diretora geral da Unesc.

A Unesc tem se esforçado também para trabalhar junto aos alunos do colégio, acadêmicos, professores e prestadores de serviço o equilíbrio emocional. Afinal, ficar em casa constantemente, impedidos de encontrar os amigos, realizar reuniões em família e também brincar, não tem sido fácil para ninguém!

 

O que dizem nossos alunos?

 

Colégio Unesc: Feedback de pais e alunos ganham as redes sociais

“Estou gostando muito das aulas, elas estão melhorando a cada vez que eu participo. Mas tem algo que eu não estou particularmente gostando, as aulas estão muito longas pra só fazer correção de tarefas.” Frederico, 6º ano do Colégio Unesc

 

“A princípio pensei que não ia me adaptar as aulas remotas, porém com o passar do tempo me adaptei e estou gostando. É necessário tempo para estudar e fazer as atividades e com isso é possível fixar bem o conteúdo. Exige muita dedicação também, pois estudamos sozinhos sem os colegas para tirar as dúvidas. As lives ajudam muito, todos os professores estão sempre dispostos a tirar nossas dúvidas e nos ajudar por diversos meios de comunicação. Por ter sido tudo tão inesperado, acredito que está dando um bom resultado e o importante é que não paramos. Porém prefiro o meio presencial, não vejo a hora de voltar”, Edicélia, 5º período do curso de Letras

 

“Eu curto a ideia de aula online, tem recursos como o: Meet (para se encontrar online), Hangouts (para conversa tipo WhatsApp), Whatsapp (para tirar dúvidas e conversar, etc.). Eu acho muito bom ter aulas online. A única coisa ruim é a internet que as vezes fica boa ou oscilando, mas fora isso tudo bem”, Davi, 7º ano do Colégio Unesc

 

“Nesse período em que estamos passando, novas coisas, estamos aprendendo não somente ensinamentos escolares, mas também a nos acostumarmos e aprendermos a enfrentar momentos de dificuldades. Um exemplo são as aulas online, método diferente de ensino, mas a eficácia, no meu ponto de vista, é o mesmo do que se estivéssemos em aulas presenciais, uma vez que os conteúdos estão sendo muito bem trabalhados pelos nossos professores, nos ajudando em qualquer dúvida. Mas é claro, e como nosso dever, devemos nos esforçar e nos dedicarmos aos nossos estudos, para no final termos bons resultados”, Isabelli, 2ª série do Colégio Unesc

 

“Estamos aprendendo a lidar com tecnologias outrora ainda desconhecidas, e por vezes pouco intuitivas. Tem sido diferente, mas tem sido parte do aprendizado como ser humano no mundo moderno. Cooperamos uns com os outros, ajudando a desenvolver os trabalhos e atividades propostos, “sharing ideas” e “meeting” em videoconferências… Por fim, devemos ter fé que sairemos desse período mais fortes e mais unidos do que nunca,” Felipe, 7º período do curso de Letras da Unesc

 

“Eu estou achando muito legal as aulas on-line. Eu me adaptei muito com a plataforma. E no geral eu acho que apresentei bons resultados. E os professores estão sendo ótimos”, Mariana, 6º ano do Colégio Unesc

 

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)