Notícias

28 de maio é dia de doação de sangue na Unesc em Cacoal


A campanha de doação de sangue acontece na Unesc, entre as 15h e 22h

 

Na próxima terça-feira, dia 28, mais uma vez o curso de Biomedicina da Unesc realiza uma campanha de doação de sangue. Trata-se de uma parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), que teve início em 2012.

A campanha “Vidas por Vidas” acontece entre as 15h e 22h na Unesc. Os acadêmicos tem mobilizado a população para comparecerem na instituição. A campanha de doação de sangue tem como objetivo principal suprir as necessidades do estoque da Fhemeron, em Cacoal.

Para doar sangue, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, ter peso mínimo de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e, apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Vale ressaltar que a pessoa não pode doar sangue caso esteja resfriada ou com gripe, ter feito tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, ter feito extração dentária ou tratamento de canal, tenha evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Hepatites B e C, HIV, Sífilis, Doença de Chagas e Malária). Mulheres grávidas também não podem proceder com a doação de sangue.

“A realização desta atividade demonstra a responsabilidade social que assumimos perante o ato da conscientização em ajudar a salvar muitas vidas! Os estudantes do curso de Biomedicina fazem o acompanhamento técnico de todo o processo de captação de bolsa de sangue, somando à sua bagagem de conhecimento para seu futuro profissionalismo”, destaca o coordenador do curso de Biomedicina da Unesc, Cássio Antonio Lanfredi dos Santos

A Unesc já está com inscrições abertas para o vestibular agendado do meio de ano. As inscrições podem ser feitas pela internet, pelo site da Unesc. Além do curso de Biomedicina, a Unesc oferece diversos outros cursos de graduação nas unidades de Cacoal, Vilhena e Porto Velho.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)