O curso
O curso de Psicologia visa formar psicólogos aptos para atuar no dinâmico mercado de trabalho. Seu objetivo é assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos: construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia; compreensão dos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais; reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano enquanto ser biopsicossocial e incentivo à interlocução com diferentes campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade do fenômeno psicológico na formação da historicidade individual e social; compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão; atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades; respeito à ética nas relações e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia.
Ênfases
Atendendo às demandas regionais, o curso está dividido em duas ênfases:
- Prevenção e Promoção de Saúde Clinica e Hospitalar: consiste na concentração de competências necessárias para o exercício da atividade de psicólogo em contextos da área da psicologia clínica e da saúde em caráter preventivo, individual e coletivamente, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e qualidade de vida em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas.
- Psicologia Institucional e Comunitária: Organizacional, Escolar, Comunitária: consiste na atuação junto a diversas áreas organizacionais em que exista a formação de equipes e grupos por meio de aspectos ligados à relação Homem e Trabalho e na atividade de psicólogo em contextos da área da psicologia na educação e sociedade.
O profissional
Ao final do curso, o egresso deverá ter sólida formação científica em Psicologia, postura ética e visão crítica de forma a estar apto a assimilar criticamente novos conceitos científicos, técnicas e instrumentos; elaborar projetos no âmbito da Psicologia, com base em parâmetros relevantes da realidade social, econômica e cultural; atender a diferentes tipos de demandas; atuar em equipe interdisciplinar e multiprofissional; realizar investigação científica e promover inovações no campo da Psicologia; propor e desenvolver ações para promoção da qualidade de vida em diferentes contextos.
Matriz curricular
♦ Módulo Branco
♦ Módulo Azul
LEGENDA:
| CH – Carga Horária | TD – Tipo de Disciplina | I Integrador T TCC E Estágio A Ativ. Compl.
Primeiro Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Filosofia, Direitos Humanos e Ética | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Neuroanatomofisiologia | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia: História, Ciência e Profissão | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia do desenvolvimento: Infância e Adolescência | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Fundamentos da Psicologia | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 | |
Psicologia, Família e Sociedade | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia da Aprendizagem | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia do desenvolvimento: Vida Adulta, Envelhecimento e Morte | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Comunicação, Expressão e Vida Universitária | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Psicologia e processos criativos |
80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 |
Segundo Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Psicologia Experimental: teoria e prática | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia Social e Comunitária | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia e Educação | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Básico I | 40 | Presencial | – | – | 40 | – | 40 | |
Metodologia Científica e Pesquisa | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Transtornos do Desenvolvimento da Infância e Adolescência e Processos Inclusivos | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 | |
Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicofarmacologia | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Teorias da personalidade | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Básico II | 40 | Presencial | – | – | 40 | – | 40 | |
Homem, Cultura e Sociedade | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Estruturas e Dinâmicas de Grupo |
80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 |
Terceiro Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Teoria e Técnica Comportamental | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Teoria e Técnica Existencial Humanista | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia da Saúde: Atenção primária e saúde mental | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Básico III | 60 | Presencial | – | – | 60 | – | 60 | |
Libras | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Psicologia e política | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 | |
Teoria e Técnica Psicanalítica | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Teoria e Técnica Cognitivo Comportamental | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Psicologia da Saúde: Psicologia Hospitalar | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Básico IV | 60 | Presencial | – | – | 60 | – | 60 | |
Ética e Responsabilidade Socioambiental | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Psicologia e Sexualidade | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 |
Quarto Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Psicopatologia | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Avaliação psicológica: Psicometria e elaboração de documentos | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Supervisionado Clínico I | 100 | Presencial | – | – | 100 | – | 100 | |
Projeto Integrador: Psicologia, diversidade e inclusão | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 | |
Psicologia e Políticas Públicas | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Avaliação psicológica: Testes psicométricos e projetivos | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Supervisionado Clínico II | 100 | Presencial | – | – | 100 | – | 100 | |
Projeto Integrador: Psicologia Institucional |
80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 |
Quinto Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Estágio Profissional Clínico III | 100 | Presencial | – | – | 100 | – | 100 | |
Estágio Profissional Institucional I | 100 | Presencial | – | – | 100 | – | 100 | |
Orientação Profissional e de Carreira | 40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Psicologia Jurídica | 40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 | |
Estágio Profissional Clínico IV | 100 | Presencial | – | – | 100 | – | 100 | |
Estágio Profissional Institucional II | 100 | Presencial | – | – | 100 | – | 100 | |
Eletiva |
40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Atividades Complementares | 20 | – | – | – | – | 20 | 20 | |
Total de Carga Horária | 4000 |
Sugestão para eletivas |
Neuropsicologia |
Gestão de Pessoas |
A partir de
R$ 559,94/mensais
para vespertino
A partir de
R$ 680,72/mensais
para noturno
Modalidade
Bacharelado
Carga-horária
4.040 horas
Duração
5 anos (10 semestres)
Vagas
40 anual Vespertino
40 anual Noturno
Autorização
Portaria nº 457/05 – DOU 17/01/2006
Reconhecimento
Portaria nº 270 – DOU 04/04/2017
DCNs – Diretrizes Curriculares – MEC
Coordenação do Curso
Professora Gislene de Fátima Alves
psicologia@unescnet.br