O curso
Como área de conhecimento para a qual convergem várias ciências, busca desenvolver no aluno uma capacidade analítica e crítica, incentivando-o à criatividade, no sentido de recriar o seu espaço na sociedade brasileira, em função da situação estratégica própria de seu campo de trabalho.
O objetivo é desenvolver competências e habilidades que permitam ao futuro administrador desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades técnicas, conceituais e, sobretudo, espírito empreendedor, com vistas a capacitá-lo na observação, diagnóstico e intervenção nas organizações públicas e privadas dos setores público, privado e do terceiro setor, apresentando competências sociais, políticas, técnicas, organizacionais e comportamentais.
O profissional
O mercado de trabalho do administrador é bastante amplo, podendo ele atuar nas áreas pública e privada. Na área pública, ele é capaz de atuar em funções de direção e coordenação de diferentes níveis da organização estatal e de empresas públicas.
Na área privada, é ele o profissional capaz de dirigir uma empresa exercendo a coordenação das diversas áreas com vistas a um objetivo geral.
Como administrador de um setor específico, exerce diferentes atividades:
- Na área financeira: Analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e avalia riscos de novos investimentos e/ou condições de sobrevivência em períodos de recessão; atua junto a aspectos de custos e riscos envolvidos (diversificação, controle de mercado, fusões, incorporações, etc.); supervisiona o processamento da informação contábil e os relatórios de empresas.
- Na área de marketing: Analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e estudos de mercado (abrangendo a psicossociologia de consumo), supervisiona ou atua nas áreas de desenvolvimento e gerência de produtos, preços, distribuições, publicidade e vendas.
- Na área de recursos humanos: Promove o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os interesses e necessidades de seus empregados, tendo como metas básicas atrair o empregado para a organização e contribuir para que nela se mantenha e desenvolva.
- Na área de Operação: Orienta-se para a gerência da empresa, sendo treinado para a percepção do ambiente econômico e comercial em que se localiza a empresa onde lhe cabe estabelecer, no plano estratégico, as limitações ambientais e o propósito explícito dela; no plano tático, cabe-lhe definir os modelos de comportamento da empresa através da identificação e análise das variáveis significativas; deve, ainda, propor modelos operacionais que permitam obtenção dos objetivos da empresa, bem como estabelecer os sistemas de controle das atividades; deve projetar os sistemas produtivos (material ou não), tendo em vista uma clientela, prover recursos a sua implantação e verificar a viabilidade ou não da produção; uma vez definida a viabilidade, deve ainda projetar e colocar em execução, com os controles indispensáveis, processos operacionais que permitam o desenvolvimento das atividades previstas, dentro dos parâmetros definidos.
Matriz curricular
♦ Módulo Branco
♦ Módulo Azul
LEGENDA:
| CH – Carga Horária | TD – Tipo de Disciplina | I Integrador T TCC E Estágio A Ativ. Compl.
Primeiro Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Fundamentos da Administração | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Fundamentos da Contabilidade | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Matemática | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Economia aplicada aos negócios | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: O Papel e Função do Administrador nas Organizações | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 40 | – | – | – | – | 40 | 40 | |
Direito Empresarial | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Contabilidade Básica | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Teoria das Organizações | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Comunicação, Expressão e Vida Universitária | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Educação Financeira e Desenvolvimento Pessoal | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares |
40 | – | – | – | – | 40 | 40 |
Segundo Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Estatística e Controle de Processos | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Contabilidade e Gestão de Custos | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Gestão de Pessoas e Equipe | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Metodologia Científica e Pesquisa | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Gestão da Inovação e Startup | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 40 | – | – | – | – | 40 | 40 | |
Legislação Trabalhista e Previdenciária |
80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Análise de Mercado Financeiro e de Capitais |
80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Organizações, Sistemas e Métodos |
80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Homem, Cultura e Sociedade | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Comércio Eletrônico | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares |
40 | – | – | – | – | 40 | 40 |
Terceiro Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Gestão de Cadeia Logística | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Planejamento e controle da Produção | 40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Fundamentos do Marketing | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Empresarial: Análise e Observação | 40 | Presencial | – | – | 40 | – | 40 | |
Economia e Empreendedorismo | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Planejamento Estratégico | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 40 | – | – | – | – | 40 | 40 | |
Comportamento e Desenvolvimento Organizacional |
40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Marketing Estratégico |
40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Fundamentos de Administração Financeira |
80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Estágio Empresarial: Diagnóstico e Atuação Profissional | 40 | Presencial | – | – | 40 | – | 40 | |
Ética e Responsabilidade Socioambiental | 80 | EaD | – | – | – | – | 80 | |
Projeto Integrador: Agronegócio e Cooperativismo |
80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares |
40 | – | – | – | – | 40 | 40 |
Quarto Ano
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CH | TD | I | T | E | A | Total | ||
Sistemas de Produção e Administração de Qualidade | 80 | Presencial | – | – | – | – | 80 | |
Administração Financeira de Capital de Giro | 40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Estágio Empresarial: Criação e Estruturação | 40 | Presencial | – | 40 | 40 | – | 40 | |
Projeto Integrador: Análise e Elaboração de Projetos | 80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares | 40 | – | – | – | – | 40 | 40 | |
Desenvolvimento Regional |
40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais | 40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Eletiva | 40 | Presencial | – | – | – | – | 40 | |
Estágio Empresarial: Apresentação dos Resultados |
40 | Presencial | – | 40 | 40 | – | 40 | |
Projeto Integrador: Jogos e Simulações Empresariais |
80 | Presencial | 80 | – | – | – | 80 | |
Atividades Complementares |
40 | – | – | – | – | 40 | 40 | |
Total de Carga Horária |
3000 |
Sugestão para eletivas |
Logística de Distribuição |
Seminário de Vivências Empresariais |
A partir de
R$ 352,53 /mensais
para vespertino
A partir de
R$ 390,35 /mensais
para noturno
Modalidade
Bacharelado
Carga-horária
3.040 horas
Duração
4 anos (8 semestres)
Vagas
120 anual Noturno
Autorização
Portaria nº 1187 – DOU 20/10/1998
Reconhecimento
Portaria nº 270 – DOU 04/04/2017
DCNs – Diretrizes Curriculares – MEC
Coordenação do Curso
Professora Andressa Samara Masiero Zamberlan
administracao@unescnet.br