fbpx

Notícias

No Maio Laranja, UNESC e parceiros se unem para oferecer palestras às crianças


O Projeto Faça Bonito tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre o abuso sexual 

O Maio Laranja foi instituído no Brasil no dia 3 de agosto de 2022. A campanha une poder público e sociedade civil no combate ao abuso e à exploração sexual, tendo ações por todo Brasil. Em Cacoal, o UNESC – Centro Universitário de Rondônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), o Centro de Referência de Ação Social (CRAS), outras Instituições de Ensino Superior e a Jaguar – atlética do curso de Medicina, oferece um ciclo de palestra educativas para as crianças.

Durante todo o mês de maio, os estudantes de diversas escolas da rede municipal de Cacoal, do pré até o 6º ano, podem assistir palestras ministradas pelos acadêmicos de Psicologia da instituição. Elas acontecem no auditório da UNESC. A proposta do Projeto Faça Bonito é mobilizar, sensibilizar, informar e além de tudo, convocar toda a população a participar desta luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e no combate à violência sexual. Durante a ação, os futuros psicólogos conscientizam as crianças sobre as partes do corpo que podem ser tocadas com a permissão deles e as formas de denúncia, como contar para algum responsável. “Ensinar esse assunto tão importante para as crianças é um momento de muito aprendizado. É gratificante saber que é possível evitar algo com a fala de conscientização. Estou muito satisfeita e grata à UNESC por me proporcionar esta oportunidade”, destaca a palestrante e acadêmica do 7° período de Psicologia, Kátia Regina Saracini.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da UNESC, Eliane Gusmão, essa rede de apoio entre as instituições é essencial para promover o bem-estar das crianças e dos adolescentes por meio do desenvolvimento de campanhas tão importantes, como o Maio Laranja. “De uma forma lúdica, envolvendo teatro e música, conseguimos ensinar e orientar as crianças. Esse é um dos papeis sociais da UNESC, que também oferece atendimento à população por meio da Clínica-Escola de Psicologia”.

Além das palestras na UNESC, os acadêmicos de Psicologia, Enfermagem e Medicina estiveram presentes nas escolas do município orientando crianças e adolescentes.

Aline Boone- Assessoria de Imprensa/UNESC