Notícias

Graduados de Biomedicina da Unesc-Vilhena publicam artigo


Os graduados em Biomedicina pela Unesc-Vilhena, Patrick Kennedy Soares Santana e Ivonete Ponciano Rodrigues, publicaram o artigo “Comparativo de expectativas de casos de câncer de mama em mulheres no Brasil para o ano de 2016”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A pesquisa apresentou um panorama do câncer de mama no Brasil e comparou os resultados com dados epidemiológicos de anos anteriores, utilizando o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva, o INCA, como fonte de consulta. Com o estudo foi possível concluir que a região que apresentou a maior estimativa de câncer de mama foi a Sudeste e a única região que não teve o câncer de mama com estimativa mais alta foi a Norte.

O trabalho foi orientado pelos professores Dr. Gabriel de Paula Paciencia e Me. Peterson da Paz, os quais ressaltam a importância das pesquisas acadêmicas ao mencionarem que “os estudantes relataram dificuldade em fazer comparações com dados locais, ou seja, região Norte ou estado de Rondônia, pois não existem muitos trabalhos publicados, o que mostra a importância de pesquisas serem feitas e publicadas”.

O trabalho está disponível no site http://www.revesc.org/index.php/revesc/article/view/14 da Revista Enfermagem e Saúde Coletiva.