Notícias

Curso de Educação Física da Unesc-Vilhena realiza jogos indígenas


A Unesc-Vilhena, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Vilhena-RO, promoveram os jogos indígenas na Aldeia Nambiquara, no dia 14 de abril. Foram desenvolvidas modalidades da cultura do povo Nambiquara, e os tradicionais jogos coletivos, como futebol.

Os jogos foram idealizados para comemorar o dia do Indígena – 19 de abril. Segundo o coordenador do curso de Educação Física, professor Wellington Moura, contribuir para o resgate dos jogos indígenas, é ter a certeza da formação integral, critica e reflexiva dos nossos egressos.

Os Nambikwara, também chamados Anusu, Anunzê, Nanbikuara, Nambikuara, Nambiquara, Nambikwara, Nhambikuara ou Nhambiquara, são um povo indígena brasileiro. Estão localizados no oeste do Mato Grosso e em Rondônia. Em 1999, somavam 1145 indivíduos. Seus costumes são a caça e a coleta e quase nunca tiveram contato com os não índios até 1965, quando os não índios começaram a invadir suas terras para o garimpo e para a extração ilegal de madeira. Seus subgrupos são os Nambikwara do Campo (Mato Grosso e Rondônia), Nambikwara do Norte (Mato Grosso e Rondônia), Nambikwara do Sararé (Mato Grosso) e Nambikwara do Sul (Mato Grosso). Sua língua pertence à família Nambikwara.