Notícias

Acadêmicos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia participam de grupo de estudo na Unesc-Vilhena


Teve início as atividades do grupo de estudo e pesquisa: Melhor Idade da Unesc-Vilhena. Essa é uma das atividades do projeto “Ações interdisciplinares na saúde do Idoso” que tem a integração dos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.

O estudo da semana foi conduzido pela professora Aline Fernanda Bernardo, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc-Vilhena, e consistiu na leitura de dois artigos científicos os quais utilizavam testes de fácil aplicabilidade para avaliar alguns déficits proporcionados pelo envelhecimento. “A partir da leitura os acadêmicos conheceram alguns métodos de avaliação possivelmente aplicáveis na população idoso proporcionando observar parâmetros após uma intervenção de exercícios físicos. Ou seja, estamos preparando os acadêmicos para executarem esses testes nas avaliações do projeto que abordará a saúde do Idoso”. No próximo encontro, a aplicabilidade e execução dos testes serão expostos pelos acadêmicos sendo feito as correções pelos professores.

O grupo de pesquisa tem como objetivo promover o envolvimento dos acadêmicos com artigos científicos, uma vez que será realizada a leitura e interpretação dos materiais. Possibilitará também o aprendizado pela pesquisa, pois as avaliações e atividades do projeto devem ser apresentadas em congressos das áreas a fins.