Laboratórios | UNESC Rondônia - Vilhena

Laboratórios

Laboratório de Anatomia

Laboratório de Anatomia Humana é parte integrante dos cursos da área da Saúde e cursos de áreas afins, utilizado como ambiente de apoio acadêmico, articulando as funções de ensino teórico-prático, estágio, supervisão e extensão. Permite ao acadêmico a realização da prática proposta pelas disciplinas que envolvem o conhecimento do corpo humano.

O ambiente possui os mais modernos modelos e peças anatômicas sintéticas, equivalentes aos sistemas do corpo humano, para facilitar a identificação e compreensão sobre o funcionamento do nosso organismo.

Sua estrutura física é ampla, arejada e bem iluminada, equipada com mesas retangulares e banquetas para execução de trabalhos em grupo, mesa do professor e armários para a organização e armazenamento das peças anatômicas.

Laboratório de Enfermagem

O Laboratório de Enfermagem é um local reservado para a ampliação e aplicação dos conhecimentos teóricos por meio da prática de procedimentos que exigem habilidades psicomotoras e treinamento necessário à complementação da aprendizagem. Nele é possível simulações de técnicas e procedimentos de enfermagem em situações que podem ocorrer no cotidiano da profissão tanto no ambiente hospitalar quanto em Unidades Básicas de Saúde.  Assim, o aluno tem a possibilidade de executar todas as técnicas referentes a sua profissão ou que requer conhecimento para posterior supervisão no setor em que estiver alocado.

Oferece ambiente, estrutura e equipamentos favoráveis às atividades de ensino teórico-prático, podendo ser utilizado para o desenvolvimento de pesquisa e extensão. Conta com bancadas para preparo de materiais, mesas para estudo, cama hospitalar totalmente equipada, boneco de simulação, balança antropométrica, balão de oxigênio com manômetro e os mais variados materiais que são utilizados na prática diária do profissional enfermeiro, como abocath, scalp, soro fisiológico para infusão, pinças, tesouras, sondas, laringoscópio, tubo orotraqueal, medicações para simulação, dentre outros.

O laboratório é um recurso instrucional que permite ao aluno experimentar, testar, repetir, errar e corrigir, facilitando o manuseio de todo o equipamento com liberdade. Dentre os conhecimentos abordados estão as normas de Biossegurança, primordiais para a manutenção e resguardo da saúde do profissional (aluno) quando está cuidando de outro indivíduo.

A capacidade é para 40 discentes e o laboratório pode ser utilizado para graduação e para a pós-graduação em diferentes especialidades, além de atender também a outros cursos da área da saúde, como Farmácia, Biomedicina e Educação Física.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática tem a finalidade de fornecer à comunidade acadêmica apoio computacional e suporte informacional necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando aos usuários a utilização de recursos da informática e tecnologia como ferramentas de aprendizagem, capazes de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento nas mais diversas áreas.

Usuários

Os usuários dos laboratórios são divididos em três grupos que fazem uso dos recursos e/ou dos serviços disponíveis:

Grupo 1: Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão;

Grupo 2: Professores;

Grupo 3: Servidores Técnico-Administrativos.

Acesso aos laboratórios

No período vespertino, desde que não haja alguma aula ou atividade programada, o acesso é livre aos usuários para atividades de pesquisa, de acordo com o horário de funcionamento do laboratório.

No período noturno, o acesso é permitido aos alunos dos cursos que apresentam em sua estrutura curricular disciplinas de informática ou disciplinas específicas que necessitam de utilização do laboratório, de acordo com o horário de aulas práticas previamente definido para atividades de ensino.

Laboratório Multidisciplinar

A UNESC tem instalados dois laboratórios multidisciplinares para a realização das aulas práticas.

O Laboratório Multidisciplinar I atende diversas disciplinas básicas dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, tais como Embriologia/Histologia, Biologia Celular, Biossegurança, Microbiologia Geral, Parasitologia Geral, dentre outras disciplinas. Este ambiente foi projetado mediante as necessidades dos presentes cursos, bem como dos futuros cursos da área da saúde. Sua infraestrutura conta com três bancadas cimentadas, com tampo de mármore, bicos de Bunsen, instalação de gás, bancada lateral em “L” com armários e gavetas embutidos, geladeira para armazenamento de reagentes e materiais diversos, pia e um deionizador.

O Laboratório Multidisciplinar II atende as disciplinas mais específicas dos cursos da saúde, tais como Hematologia Básica e Clínica, Bacteriologia Básica e Clínica, Imunologia Básica e Clínica, Microbiologia de Alimentos, Bioquímica Clínica, Enzimologia Clínica, Micologia Básica e Clínica, Controle de Qualidade e Laboratório Clínico, Líquidos Corporais, Citopatologia Clínica, Parasitologia Clínica, dentre outras disciplinas específicas da área da saúde.

Laboratório de Química

O Laboratório de Química foi planejado para atender diversas disciplinas da área Química e Bioquímica dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia.

Com espaço amplo e adequado às normas de biossegurança, os acadêmicos terão condições de aprender e vivenciar na prática os conceitos e teorias vistos em sala de aula, assim como desenvolver habilidades que serão fundamentais para seu desempenho profissional.

O laboratório está equipado com capela de exaustão de gases, balanças analíticas, estufa, forno mufla, equipamentos para destilação e outros, o que possibilita ao corpo discente realizar reações de identificação, quantificação, síntese, purificação ou separação de compostos químicos aliando, assim, a prática ao conhecimento teórico.