Notícias

Acadêmicos de Engenharia Civil da Unesc-Porto Velho realizam visita técnica


Nos dias 09 e 23 de maio, acadêmicos do 7º período do curso de Engenharia Civil da Unesc-Porto Velho, visitaram a BetonTech, laboratório de controle tecnológico de concreto e solos. A visita foi acompanhada pelos professores Francisco Gonçalves Lacerda e Benício de Morais.

O objetivo foi aliar os conhecimentos teóricos da disciplina de Mecânica dos Solos I com a prática construtiva aplicada na engenharia. Durante a visita, os acadêmicos puderam acompanhar, realizar e anotar em fichas de laudo técnico, os resultados obtidos do controle de qualidade de solos dos seguintes ensaios: limite de liquidez, limite de plasticidade, análise granulométrica, sedimentação e compactação. Estes ensaios permitem classificar e prever comportamentos mecânicos e físicos do solo. As soluções da Mecânica dos Solos são, frequentemente, empregadas para a representação do comportamento de maciços de solo, graças a sua simplicidade e por obterem comprovação aproximada de seus resultados com o comportamento real dos solos, quando verificada experimentalmente em obras de engenharia.

Os resultados apresentados no laudo, na prática, direcionam o engenheiro civil a ter parâmetros técnicos para a elaboração de projetos de fundações, obras rodoviárias aeroportuárias e barragens de terra.