Notícias

Acadêmicos da Unesc-Porto Velho visitam fábrica de cimentos


Acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil, da Unesc-Porto Velho, visitaram no dia 18 de abril a fábrica de cimentos Votorantim, localizada a 13,3 km na BR364 da cidade de Porto Velho.
A unidade tem capacidade para produzir 750 mil toneladas de cimento por ano e é responsável por abastecer os mercados de Rondônia, Acre e Amazonas, além de ter sido responsável em fornecer cimento para as obras das hidrelétricas construídas no Rio Madeira. A fábrica conta com uma tecnologia ambiental de aproveitamento de lixo industrial como fonte secundária de energia. O processo, denominado de co-processamento, tecnologia consagrada internacionalmente, possibilita a destruição de resíduos industriais como pneus velhos a altas temperaturas em fornos de cimento devidamente licenciados para este fim. Dessa maneira reduz a dependência de combustível fóssil (coque de petróleo) e ajuda na preservação de recursos naturais não renováveis. A fábrica conta com a produção própria de pozolana, proveniente de argila calcinada, resultando na redução das emissões de gases em 50% com a substituição do clínquer no processo de produção de cimento.
A visita foi acompanhada pelo coordenador de Engenharia de Produção, professor Cristiano Vieira e pelo coordenador de Engenharia Civil, professor Benício de Morais Lacerda. A visita consistiu em agregar conhecimentos e assimilação de conceitos teóricos ligados as disciplinas de Gestão Tecnológica, Gerência de Produção, Planejamento e Controle da Produção, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Materiais de Construção Civil e Segurança no Trabalho. Os acadêmicos vivenciaram todo o ciclo da produção de cimentos nas instalações da fábrica, controle de qualidade por meio de ensaios físicos e químicos, bem como conheceram a sua logística e operabilidade.