Administração

Bacharelado

O curso

Como área de conhecimento para a qual convergem várias ciências, busca desenvolver no aluno uma capacidade analítica e crítica, incentivando-o à criatividade, no sentido de recriar o seu espaço na sociedade brasileira, em função da situação estratégica própria de seu campo de trabalho.

O objetivo é desenvolver competências e habilidades que permitam ao futuro administrador desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades técnicas, conceituais e, sobretudo, espírito empreendedor, com vistas a capacitá-lo na observação, diagnóstico e intervenção nas organizações públicas e privadas dos setores público, privado e do terceiro setor, apresentando competências sociais, políticas, técnicas, organizacionais e comportamentais.

O profissional

O mercado de trabalho do administrador é bastante amplo, podendo ele atuar nas áreas pública e privada. Na área pública, ele é capaz de atuar em funções de direção e coordenação de diferentes níveis da organização estatal e de empresas públicas.

Na área privada, é ele o profissional capaz de dirigir uma empresa exercendo a coordenação das diversas áreas com vistas a um objetivo geral.

Como administrador de um setor específico, exerce diferentes atividades:

  • Na área financeira: Analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e avalia riscos de novos investimentos e/ou condições de sobrevivência em períodos de recessão; atua junto a aspectos de custos e riscos envolvidos (diversificação, controle de mercado, fusões, incorporações, etc.); supervisiona o processamento da informação contábil e os relatórios de empresas.
  • Na área de marketing: Analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e estudos de mercado (abrangendo a psicossociologia de consumo), supervisiona ou atua nas áreas de desenvolvimento e gerência de produtos, preços, distribuições, publicidade e vendas.
  • Na área de recursos humanos: Promove o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os interesses e necessidades de seus empregados, tendo como metas básicas atrair o empregado para a organização e contribuir para que nela se mantenha e desenvolva.
  • Na área de Operação: Orienta-se para a gerência da empresa, sendo treinado para a percepção do ambiente econômico e comercial em que se localiza a empresa onde lhe cabe estabelecer, no plano estratégico, as limitações ambientais e o propósito explícito dela; no plano tático, cabe-lhe definir os modelos de comportamento da empresa através da identificação e análise das variáveis significativas; deve, ainda, propor modelos operacionais que permitam obtenção dos objetivos da empresa, bem como estabelecer os sistemas de controle das atividades; deve projetar os sistemas produtivos (material ou não), tendo em vista uma clientela, prover recursos a sua implantação e verificar a viabilidade ou não da produção; uma vez definida a viabilidade, deve ainda projetar e colocar em execução, com os controles indispensáveis, processos operacionais que permitam o desenvolvimento das atividades previstas, dentro dos parâmetros definidos.

Matriz curricular

A partir de

Em breve
para vespertino

A partir de

Em Breve
para noturno

Modalidade
Bacharelado

Carga-horária
3.040 horas

Duração
4 anos (8 semestres)

Vagas
120 anual Noturno

Autorização
Portaria nº 1187 – DOU 20/10/1998

Reconhecimento
Portaria nº 270 – DOU 04/04/2017

DCNs – Diretrizes Curriculares – MEC

Coordenação do Curso
Professor Andre Junior Madeira da Silva
adm.cacoal@unescnet.br